Antigo Ramal da RMV

O ramal de Delfim Moreira partia da cidade de Itajubá – sul de minas Gerais - e foi inaugurado em 1928. Na década de 30 existiam planos de se prolongar a linha até o ramal de Piquete, em São Paulo. A interligação era justificada pela proximidade dos municípios e para interligar o Vale do Paraíba ao sul de Minas, atravessando a Serra da Mantiqueira. Contudo, essa ligação nunca foi concluída e em 30/06/1961 o ramal foi extinto.Para visualizar um vídeo de 1952, mostrando a Maria Fumaça em funcionamento, clique aqui.

Estação Rodoviária e Caixa D´água do Biguá

Inauguração: 1927.

A estação possuía duas plataformas, uma de cada lado. Atualmente serve como moradia. Ramal de Delfim Moreira, Km 192.

Pontilhão da Vargem
Uma série de pontilhões ainda existe na cidade, da antiga estrada férrea. Abaixo, o pontilhão da Vargem que fica bem próximo ao centro de Delfim Moreira.


Túnel do Barreirinho 

Com aproximadamente 50 m de extensão, o túnel é uma construção que remonta à década de 20, quando foi construído o Ramal de Delfim Moreira. A construção foi feita em estilo eclético, com predominância da abóbada de berço. O túnel foi projetado para canalizar as águas de uma belíssima cachoeira, para que a linha férrea pudesse passar. O acesso inclui um pequeno trecho em estrada de terra ou “de barro”.
Partindo do Ninho da Águia:
-         dirigir-se até um pequeno bairro, Água Limpa, 800m;
-         atravessando uma pequena ponte, vire à direita, pegar uma estrada de terra que leva até o bairro Barreirinho, 4 Km;
-         do Barreirinho, pegar o trecho da antiga linha que vai até Delfim Moreira, mais1 Km.

Antiga Estação de Trem e Pontilhões da Vargem 

Inauguração: 23/10/1927
Ponto final do ramal Delfim Moreira, na cidade de mesmo nome. Por muitos anos, Delfim Moreira foi produtora de marmelos, pêras, dentre outras frutas. Assim, muitas fábricas de doce, como a Peixe e Cida se instalaram na cidade, explorando esse potencial. Dessa forma, os principais produtos transportados pela rede de viação eram fruta in natura e doces.

Pertencente ao Ramal de Delfim Moreira, Km 210.

Atualmente, está sendo reformada para dar lugar a um museu.